sábado, 16 de agosto de 2014

A FAMÍLIA FERREIRA DE MORAES NO BRASIL

        
 A FAMÍLIA FERREIRA DE MORAES NO BRASIL

         Sabemos que se trata de uma família puramente de origem portuguesa, mas não se sabe ao certo quando ao Brasil chegou.
Os prósperos Ferreira de Moraes, do município de Joaquim Nabuco – Zona da Mata – PE, nos afirmaram que seus antepassados, aqui chegaram no início da colonização e fixaram-se inicialmente no  município de Escada PE, 60 quilômetros da costa, onde instalaram o engenho Serra Lisa. Depois vieram para os arredores de Palmares- Pe. e instalaram o engenhos: Cachoeira, o Murici,  Cadeado e outros.
       Os Ferreira Lessa instalaram seu engenho de cana-de-açúcar movido a braço escravo e tração animal, também nas proximidades da Cidade dos Palmares. Este engenho foi por nós visitado. Embora inativo, encontra-se em tão perfeito estado de conservação, ao ponto de poder entrar em funcionamento a qualquer instante que se queira. Apenas está faltando a força escrava que o movia. O canavial foi substituído pela pastagem. Tudo indica que Domingos Ferreira de Moraes (Quinquim) tenha saído desse engenho rumo á Àguas Belas
Pelas histórias e estórias contadas e pela fartura de objetos – utensílios apresentados que destinavam-se a disciplinar os escravos, podemos perceber que todos os Ferreira da época, inclusive os Moraes, eram literalmente escravocratas.
      Os Ferreira Lessa afirmaram haver aqui chegado, mais ou menos no final de 1700, ou seja, a partir de 1650.
Os Ferreira Barros da Usina 13 de maio, também da Cidade dos Palmares, disseram que segundo os mais velhos, os Ferreira de Moraes dos quais descendem eles, chegaram de Portugal por volta de 1700 e pouco.
Os Ferreira e Morais de São Bento de Una – PE, também nada sabem a respeito da chegada de nossos pais, ás terras brasileiras. O que ao mesmo tempo, eu acho nisso muito pouca importância.
O que vale mesmo, é que a nossa família está muito bem constituída, e com um número de membros incontável, espalhado por todo o Brasil.
É possível também, que os Ferreira de Moraes aqui tenham chegado não todos de uma só vez, mas em diferentes etapas ou viagens a convite dos que já aqui se encontravam. Pois nenhum registro encontramos a esse respeito que nos pudesse remover as dúvidas.
Somente os nossos queridos primos, José Bernadino de Morais e a historiadora Ivete de Morais Cintra de São Bento do Una, tiveram a feliz e louvável iniciativa de escrever a respeito de nossa família. E o ponto de partida deles foi o casal Domingos Ferreira de Moraes e Ana Josefa do Espírito Santo, nossos queridos e patriarcas.
José Bernadino e Ivete de Morais, em sua demonstração de muito amor as nossas raízes, até nos dão o entender que seu objetivo foi somar, agregar os Ferreira de Morais. Saber quem era quem na família e determinar o grau de parentesco de cada um em relação aos outros e a eles mesmos.
Valeu primos! Vocês fizeram o primordial e mais difícil dessa tarefa. Vocês são maravilhosos!
Quanto ao primo Efrem José de Moraes de São Bento do Una, foi muito generoso ao passar adiante todo esse legado, a quem da família demonstrasse um real interesse. Valeu primo, muito obrigado.
E agora, vosso primo, Durval Ferreira da Silva, filho de Ester Ferreira de Moraes e neto de Quitéria Ferreira de Moraes (Teté Balbino ), irmã de Bernadino Ferreira de Morais, mais conhecida por Quitéria Balbino.Vai tentar portanto, atualizar e transformar esse legado em uma coletânea de referência familiar.

E tenham assim, os Ferreira, os Moraes (i), e alguns remanescentes Ferreira de Moraes ou Morais, a oportunidade de saber as suas verdadeiras raízes ou origens.



ANTECIPADOS AGRADECIMENTOS

Nossos sinceros agradecimentos aos queridos primos: Efrem José de Moraes, Lídia Ferreira Arcoverde, Maria Soares de Moraes Urraro, Everaldo Ferreira dos Santos, Geruza Soares de Moraes, pela relevante contribuição no fornecimento de dados e informações. Asseguro ser impossível obter esse resultado, sem a vossa valiosa colaboração.
1 Efrem José de Moraes – São Bento do Una – PE, nos forneceu todos os dados sobre a família Ferreira de Moraes, desde seus primórdios.
2 Lídia Ferreira Arcoverde – São Bento do Una – PE, sempre nos deu todo o apoio que precisamos.
3 Maria Soares de Moraes Urraro – Santo André – SP, como grande conhecedora da família Ferreira de Moraes, em tudo nos ajudou.
4 - Everaldo Ferreira dos Santos – Assai – PR colaborou com todo o trabalho de digitação e fotografia.
5 – Geruza Soares de Moraes - São Bento do Una – PE – nos forneceu outros dados que nos faltavam sobre os Ferreira de Moraes.
6 – Divanil Ferreira de Morais – Recife – PE colaborou com uma grande riqueza de informações.


Primos, vocês são simplesmente maravilhosos!



13 comentários:

  1. Parabéns Durval pelo trabalho,sou de São João-Pe, sou neto de Ester Ferreira de Moraes.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por nos revelar as nossas origens.

    ResponderExcluir
  3. Sou neta de D.Nita já falecida e fico muito feliz em saber da história da família

    ResponderExcluir
  4. SOU FILHA DE DAVINA FERREIRA DE MORAIS ( FILHA DE LICA) E LEVY CORREIA DA SILVA

    ResponderExcluir
  5. Sou neto de Elias Ferreira de Morais, filho de Abrão Ferreira de Morais mas ñ achei nesse livro, mas no q nos temos em mãos tem td

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com livro em mãos sou neto de edite ferreira irmão de Elias

      Excluir
  6. Eu Gilvan de Moraes Ribeiro Neto de esperdiao ferreira de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Sou filha de Jose Bernardino de Moraes, filho de (Lica), ele não foi mencionado nesse livro, meu pai era irmão de Davina, Hilda e Maria de Moraes Justino.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Niedja Ferreira de Moraes filha de José Ferreira de Morais e seu pai que é o meu avô Gabriel Ferreira de Morais
    Somos de Recife-PE
    Só não sei se somos dessas raízes

    ResponderExcluir
  9. Bom dia sou da família Ferreira de São Bento do una sou bisneto de Moisés tomaz ferreira meu avô se chama Manuel Moisés ferreira meu avô veio pra São Paulo em 1962 e nunca mais retornou pra São Bento poroso não tenho conta com ninguém da família mais tenho orgulho da minha raiz

    ResponderExcluir
  10. Eu sou neta de Adelia Ferreira de Moraes sei que a mãe dela minha bisavô se chamava Leopoldina e o meu bisavô pai dela se chamava Trajano.
    Minha avó foi casada com meu avô que se chamava João Honório apolonio.

    ResponderExcluir